top of page

05 Passos para projetar SPDA

Atualizado: 8 de out. de 2021



1- Ter o conhecimento da norma 5419:15


Ter conhecimento na norma 5419:2015 corrigida 2018 é de suma importância. Ela é a norma que trata dentre outros importantes assunto do SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas). Seu objetivo é aumentar a segurança de pessoas, estruturas e instalações.


É importante ter conhecimento da norma para identificar erros em projetos e erros em execução que estão apontados em suas entrelinhas.




2 - Trabalhar com geolocalização


Isso é uma questão até de economia para você que irá realizar o serviço. Conhecer o local antes de analisar é de suma importância pois você poderá ponderar as situações mais diversas antes mesmo de ter o contato direto com o cliente.


Antes mesmo de projetar você analisa a estrutura, verifica juntamente com as informações do cliente e realiza a análise efetiva




3 - Gerenciamento de riscos


Onde consiste em usar a parte 2 da norma ABNT NBR 5419:2015 desenvolvendo o gerenciamento de risco. Após análise, deve-se verificar se o valor do risco calculado está dentro do risco tolerável pela norma ou não.


Somente com o gerenciamento de risco você consegue determinar qual tipo de SPDA irá utilizar, qual classe, se será I, II, III ou IV.


Na elaboração de um projeto do Sistema de Proteção conta Descargas Atmosféricas, devemos verificar a melhor solução para a edificação, levando em consideração todos os parâmetros de segurança.



4 - Fornecedores de materiais


Você precisa ter o conhecimento de quais são os materiais envolvidos na instalação, durante a execução.

Quais fornecedores são, se são nacionais ou locais. Para entender qual a realidade dessa instalação e como vai ser esse projeto de SPDA.



5 - Domínio em vendas


Quando você começa a empreender na área de projeto, você precisa saber vender projeto! E saber vender não é colocar PREÇO, mas entender qual a necessidade do cliente, adaptar a realidade do projeto, o que a norma aponta como sendo recomendação e os materiaias que você pode ter, a partir do momento que você consegue complementar tudo isso, você da VALOR ao seu projeto, e a partir dai você consegue vender melhor.


Conheça seu serviço, saiba todos as qualidades e fraquezas daquele tipo de material/serviço, o que o cliente precisa. Quando você reune todos esses pontos, você consegue vender da melhor forma.


O cliente irá ver o seu VALOR e fechar com você!


É muito importante termos em em mãos um passo a passo para o desenvolvimento do projeto e antecipar a solução para o cliente.


Esses são os 5 passos mais importantes que geram valor e aumentam seu desempenho.




Quer saber mais? Acompanhe nosso canal no youtube:

Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães





Gostou do conteúdo? Teremos muito mais no SPDA e Aterramento Experience. Inscreva-se em:



446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page