Se os conhecimentos técnicos forem corretamente aplicados para controlar os efeitos das descargas atmosféricas e dos campos eletromagnéticos, os riscos com problemas de interrupção de energia; de serviços de telefonia; de comunicação de dados, serviços de informática e risco de mortes poderão ser evitados ou pelo menos minimizados. Portanto, não cometa esses erros:
ERRO 01 - Não verificar o Gerenciamento de Risco
A análise de risco passa a depender de uma série de cálculos e parâmetros que vão muito além dos fatores definidos. A análise passa a considerar não somente o número de descargas atmosféricas a que a estrutura está submetida, mas também os danos causados por essas descargas e as perdas consequentes a esses danos (ABNT, 2015b, p. 24).
Você deve verificar se existe algum Gerenciamento de Risco e, caso não houver, você deve fazer para comparar as medidas de proteção com o exigido na norma.
ERRO 02 - Fazer o BASICÃO na Inspeção Visual
Consiste na verificação do visual do projeto, a verificação se todos os pontos principais e secundários estão de acordo com a norma de segurança vigente. Uma inspeção que deve ser feita em todos os tipos de edificações e que deve gerar obrigatoriamente uma relatório técnico de não-conformidades.
Documentação do PDA
Condições do Sistema
Características dos Elementos
Desgastes de Conexões
Distâncias de Segurança
ERRO 03 - Usar o Terrômetro Alicate nas descidas
Devido à praticidade e à facilidade de transporte e de manuseio, a medição com esse equipamento vem se popularizando e se mostrando bastante eficiente na determinação da resistência (impedância) de aterramento nos sistemas que servem as instalações elétricas, principalmente em áreas densamente edificadas.
Segundo a NBR 15749, o terrômetro alicate não deve ser usado para medir a resistência de aterramento em SPDA onde temos uma gaiola de Faraday, pois pode induzir erros graves.
LEMBRE-SE! Ele vai medir a Resistência de Laço.
ERRO 04 - Não verificar as seções dos condutores
Geralmente os cabos de cobre nu de 35mm² e 50mm², possuem 2,5mm 3,00mm de diâmetro em cada fio, respectivamente. Para se certificar quanto a esta e outras seções dos cabos de cobre de nu, verifique a Parte 3 da Norma ABNT5419/2015.
ERRO 05 - Não avaliar as medidas de proteção contra surtos
As MPS são necessárias porque surtos de tensão ou corrente causam inúmeros prejuízos em uma edificação, devido não apenas a destruição de equipamentos eletroeletrônicos, mas principalmente a falhas temporárias, que interrompem processos produtivos, causando grandes perdas para as empresas.
Deve ser analisado a necessidade de MPS e, no mínimo, a instalação de DPS. Sugiro sempre usar o critério de dimensionamento da NBR 5419, pois é o critério mais conservador.
Quer saber mais? Acompanhe nosso canal no youtube:
Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães
Está gostando do conteúdo? Quer aprender mais sobre SPDA e Aterramento? Evento gratuito nos dias 18, 20 e 22 de outubro que terá conteúdo muito mais aprofundado:
Fonte:
Comments