top of page

5 mudanças IMPORTANTES da NBR 5419

Atualizado: 13 de out. de 2021


A NBR 5419:2015, traz quatro cadernos e mais de trezentas páginas, frutos da junção de várias normas que tratam de proteção contra descargas atmosféricas. Mas o que realmente mudou se compararmos com a 5419:2005?




''Esta norma fixa condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas em estruturas, bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido.''





Estruturas em que ela se aplica:


- Estruturas comuns que possuam fins industriais,

- Comerciais,

- Residenciais,

- Administrativos ou agrícolas;

- Antenas externas;

- Chaminés de grande porte;

- Aterramento de Guindastes e Gruas;

- Estruturas que contenham líquidos ou então gases inflamáveis.





O que mudou com a atualização da NBR 5419?


A atualização da NBR 5419 trouxe junto 5 importantes mudanças, que contribuíram para aumentar a norma de 42 para 380 páginas.





1 - Análise de Risco x Necessidade Proteção


O nível de proteção agora não é mais um dado de saída, mas sim um parâmetro de entrada para avaliação de valores e riscos toleráveis.






2 -Métodos de Proteção


Método de Franklin


Neste método, os ângulos para cada nível de proteção não são mais fixos, agora eles são obtidos através de curvas com a utilização de tabelas e gráficos disponíveis pela norma.

















Método da Gaiola de Faraday


Neste método, os ângulos para cada nível de proteção não são mais fixos, agora eles são obtidos através de curvas com a utilização de tabelas e gráficos disponíveis pela norma.






















3 - Condutores de descida


Os condutores de descidas foram reduzidos para níveis de proteção ||, ||| e |V, o que também influencia para um aumento direto da quantidade de material a ser utilizado.














4 - Sistema de Aterramento


Agora as tabelas que mostram as dimensões mínimas para os condutores e outros itens possuem novos materiais, além de terem suas dimensões aumentadas. O arranjo A sai definido na antiga versão da NBR 5419 como não necessário o condutor em anel, e o arranjo B permanece, onde o condutor em anel externo para a estrutura que será protegida é utilizado.

















5 - Proteção dos sistemas elétricos e eletrônicos internos


Uma novidade desta atualização da norma é que, ela é voltada para as proteções dos equipamentos eletroeletrônicos para com a utilização de DPS (DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS), equipotencialização e aterramento, roteamento de circuitos elétricos e blindagem eletromagnética, além de diversos outros adicionais. Na versão antiga da norma, não havia uma parte com tamanha abrangência e detalhamento.









Está gostando do conteúdo? Quer aprender mais sobre SPDA e Aterramento? Evento gratuito nos dias 18, 20 e 22 de outubro que terá conteúdo muito mais aprofundado:





FAÇA PARTE DO CURSO MAIS

COMPLETO DE SPDA DO BRASIL!




























1.462 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page