top of page

Como fazer um projeto de SPDA?

Os métodos mais comuns utilizados na elaboração de projetos de SPDA são: Ângulo reto (Franklin), Eletrogeométrico (esfera rolante) e Malhas (Gaiola de Faraday). Em todos eles, temos know-how em projetar o SPDA escolhendo o melhor método para proteger a sua edificação.


MÉTODO FRANKLIN

O método de proteção por para-raios tipo Franklin, consiste na utilização de um ou mais mastros com captores de modo que todo volume da edificação a ser protegido fique dentro de uma zona espacial do sistema, cujo ângulo é tabelado conforme o nível de proteção e altura do plano de referência.


MÉTODO ELETROGEOMÉTRICO

Consiste em fazer rolar uma esfera fictícia por toda a edificação. Esta esfera terá um raio definido em função do nível de proteção.

MÉTODO GAIOLA DE FARADAY

Este método se baseia na planta de cobertura da edificação, envolvendo toda a estrutura por malhas e cabos de descida, aterrados convenientemente, espalhados por toda a estrutura de acordo com o espaçamento prescrito pelo nível de proteção. É o método mais utilizado em prédios e galpões. Neste local será demonstrado a disposição dos fios nos subsistemas como:

  • Subsistemas de captação com captores horizontais;

  • Subsistemas de captação com captores verticais;

  • Subsistemas de decidas;

  • Subsistema de aterramento com eletrodos horizontais e verticais.


ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SPDA

Gerenciamento de risco; Definição do método de proteção; Calcular as proteções de forma adequada; Definir a quantidade e posição das descidas; Definir o eletrodo de aterramento; Definir equalizações de Potenciais; Definir MPS-Medidas de Proteção contra Surtos; Cálculo das distancias de segurança.

VANTAGENS DE TER UM PROJETO DE SPDA

Auxílio na instalação do sistema, evitando erros. Facilidade para eventuais e posteriores manutenções. Posicionamento correto dos elementos do sistema. Facilidades para certificações ISO ou para atender as seguradoras ou corpo de Bombeiros. Projeção do sistema conforme as normas vigentes, atendendo ás questões legais. Minimização de riscos de incêndios, choques, queima de aparelhos, centelhamentos, etc.



 

Gostou do assunto? Quer saber mais? Acesse nosso site no youtube para conferir mais materiais: Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães


Nos siga no instagram:

Instagram Eng Pablo Guimarães: https://www.instagram.com/eng.pabloguimaraes/

Instagram Elétrica Academy: https://www.instagram.com/eletrica.academy/


4.009 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page