top of page

Dispositivos de Proteção para Banco de Capacitores

Atualizado: 31 de dez. de 2019

Você sabe o que um Banco de Capacitor ?

O banco capacitor é um equipamento usado a fim de corrigir o baixo fator de potência de um local. O correto dimensionamento do banco de capacitores, incluindo sua forma de acionamento e potência visa eliminar as decorrentes multas de reativos excedentes que possam ser cobradas nas faturas de energia elétrica.

A instalação e manutenção de bancos de capacitores deve ser monitorada, pois caso a carga indutiva esteja baixa, o que ocorre em épocas de baixa produção e férias coletivas, deverá ser desligado o banco, pois o excesso de carga capacitiva também compromete o Sistema Elétrico de Potência. O valor do Fator de Potência é registrado por medidores de watt-hora eletrônicos, instalados em medição de energia elétrica pelas concessionárias.

Para proteção dos Bancos de Capacitores separamos uma aula onde o Professor Pablo Guimarães fala de todas as proteções necessárias, para cada tipo de falhas.



*Pablo Guimarães é engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho, diretor de projetos da Automus Engenharia , e professor universitário da UFAM, ULBRA – Manaus e IFAM. Diretor presidente da ABRACOPEL -AM (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - Regional Amazonas).

Diretor tesoureiro da ABEE- AM ( Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas - Regional Amazonas).

Senior Member IEEE e mentor de alunos em todo Brasil.



 







Gostou, então curta e compartilhe com seus amigos para não perder essa super dica.

Acesse nosso canal no YouTube para ver mais vídeos:




Para saber mais dicas e conhecer nossos cursos online acesse : https://www.pabloguimaraes-professor.com.br/cursosonline



CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE



1.121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page