top of page

Etapas para Elaboração de Projeto Elétrico Industrial

Atualizado: 31 de dez. de 2019

Para elaborar um projeto elétrico industrial, devemos ter conhecimento de dados relativos à:


1 - Condições de suprimento de energia elétrica


A concessionária local deve prestar ao interessado as informações que lhe são peculiares, tais como:


(a) Garantia de suprimento de carga, dentro de condições satisfatórias;

(b) Variações de tensão de suprimento;

(c) Tipo de sistema de suprimento:


A alimentação na indústria é na grande maioria dos casos, de responsabilidade da concessionária de energia elétrica. Por isso, o sistema de alimentação quase fica sempre limitado as disponibilidade das linhas de suprimento existente na área do projeto. Quando a indústria é de certo porte e a linha de produção exige uma elevada continuidade do serviço, faz-se necessário realizar investimentos adicionais, buscando recursos alternativos de suprimento, tais como construção de um novo alimentador e/ou aquisição de geradores de emergência.


Concepção do Projeto


Esta fase do projeto requer muita experiência profissional do projetista. Com base na sua decisão o projeto tomará forma e corpo que conduzirão ao dimensionamento dos materiais e equipamentos, filosofia de proteção, etc. De um modo geral, como orientação, pode-se seguir os passos apontados a seguir para a concepção do projeto elétrico.


Como o assunto é bastante técnico e extenso, preparamos uma aula completa realizada pelo Engenheiro Pablo Guimarães, onde o professor aborda pontos importantes sobre a concepção inicial do projeto de Instalações Elétricas Industriais.



 



*Pablo Guimarães é engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho, diretor de projetos da Automus Engenharia , e professor universitário da UFAM, ULBRA – Manaus e IFAM. Diretor presidente da ABRACOPEL -AM (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - Regional Amazonas).

Diretor tesoureiro da ABEE- AM ( Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas - Regional Amazonas).

Senior Member IEEE e mentor de alunos em todo Brasil.

 


Para saber mais dicas e conhecer nossos cursos online acesse : www.pabloguimaraes-professor.com.br/cursosonline




5.678 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page