top of page

Qual a Diferença entre Luminância e Iluminância?

Atualizado: 31 de dez. de 2019

- Luminância: determina a distribuição da luz pelo ambiente. Não somente a iluminação uniforme do ambiente, mas iluminações complementares como de paredes e áreas de trabalho. Quando observamos uma superfície que está sendo iluminada, a intensidade luminosa que a superfície reflete se divide em várias áreas visíveis para os olhos, este é o fenômeno da luminância, ilustrada pelo símbolo L, e o cálculo é definido pelo número de candelas por metro quadrado (cd/m² ).

- Iluminância: é densidade da quantidade da luz que é refletida, “que cai”, em determinada superfície e em certa direção e distância, a unidade de medida da iluminância é expressa em lux, reconhecido mundialmente para a padronização. O símbolo da iluminância é E.

Acompanhe o vídeo a seguir:


*Pablo Guimarães é engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho, diretor de projetos da Automus Engenharia , e professor universitário da UFAM, ULBRA – Manaus e IFAM. Diretor presidente da ABRACOPEL -AM (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - Regional Amazonas). Diretor tesoureiro da ABEE- AM ( Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas - Regional Amazonas). Senior Member IEEE e mentor de alunos em todo Brasil.





Gostou do nosso conteúdo? Então curta e compartilhe com seus amigos para não ficar de fora das nossas dicas.

Para mais vídeos, inscreva-se no nosso canal no YouTube:

Para saber mais dicas e conhecer nossos cursos online acesse :

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

1.951 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page