top of page

Malha de Aterramento.

Atualizado: 31 de dez. de 2019


Aterramento Elétrico: O que é ?

Consiste na ligação do sistema e/ou dos equipamentos a terra, através de um componente condutor, para que seja possível o escoamento de cargas de fuga do sistema. Portanto os profissionais ficam protegidos contra choques elétricos acidentais oriundos de falhas ou condições diferentes das normais de trabalho.

Aterramento elétrico é uma das medidas mais seguras quando falamos em atuar com a eletricidade, Assim garante o bom funcionamento das instalações, sem falar que atende as exigências das normas vigentes.


Qual é seu objetivo


Assim, podemos dizer que o objetivo do aterramento pode ser dividido em três partes, sendo:

Proteção da integridade dos profissionais da área, usuários e animais;Permitir um  funcionamento adequado dos dispositivos;Realizar a descarga de energia elétrica indesejada das carcaças de equipamentos.


Tipos de Aterramento

Funcional: Ligação através de um dos condutores do sistema neutro.

Proteção: Ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Temporário: São as ligações da elétrica efetivadas utilizando baixa impedância intencional à terra, a intenção é garantir a equipotencialidade continua durante todas as intervençõs nas instalações elétricas.

São utilizados diferentes esquemas, os métodos apresentados são caracterizados pelo aterramento do neutro da BT de um transformador AT/BT e também das partes metálicas expostas da instalação BT. O uso desses métodos é orientado a partir das medidas necessárias para a proteção contra os riscos de contatos indiretos. Quando necessário, podem ser aplicados mais de um aterramento nas instalações.

Para a construção de um sistema de proteção confiável, é especialmente relevante que os profissionais sejam capacitados e qualificados, devendo ter o curso de NR-10 e também cursos específicos na área, este serviço não pode ser feito por amadores. Portanto profissionais que estão sempre se atualizando acabam saindo na frente.


Aterramento de acordo com a NBR 5410


Conforme a NBR 5410 Instalações  de baixa tensão devem obedecer, em relação ao aterramentos funcional e de proteção, a 3 (três) esquemas básicos TT, TN e IT, observando a simbologia  conforme abaixo:

Primeira letra –  Alimentação em relação a terra:

T – um ponto que está aterrado diretamente I – ponto não aterrado

Segunda letra – situação das massas em relação à terra: T – diretamente aterradas (qualquer ponto) N – ligadação feito no ponto aterrado de alimentação  (não existe aterramento próprio) I – As massas são isoladas, e não são aterradas

Outras letras – definem a forma de aterramento da massa, com o aterramento da fonte de alimentação:

S – proteção e neutro (PE) por condutores separados C – proteção e neutro, são feitos  em apenas um condutor (PEN).


Eletrodo de Aterramento



É um ponto importantíssimo em uma instalação, durante algum tempo muitas pessoas acreditavam que usar ferragens das caixinhas das tomadas, ou das tubulações eram o necessário para criar um aterramento elétrico eficiente. No passado isso acabava sendo a única saída. Nos tempos atuais a haste de aterramento é de fundamental importância, a haste de aço com revestimento de cobre, é a mais usada, porém, é importante saber quando usar ou não esta haste, e principalmente, como deve ser a configuração usada. Um sistema eficiente deve ser baseado em normas   que tratam sobre os tipos de eletrodos permitidos para o sistema de aterramento.




Como localizar um fio terra

O padrão de fiação estabelece um código de cores para a instalação elétrica em instalações elétricas prediais e residenciais. Desta forma, cada cabo possui uma cor específica de acordo com sua função. O neutro é azul, o fio da fase é marrom, cinza ou preto, e o fio terra é sempre verde ou verde e amarelo. Graças a esse código, é fácil localizar cada cabo quando você quiser fazer um reparo ou instalar um nova tomada. Mas fique atento pois pode acontecer da instalação elétrica ou o quadro de distribuição ser antigos e o fio terra não estar nas cores devidas, sendo assim fora dos padrões da norma.





Texto produzido pelo:

EngeHall


Para saber mais dicas e conhecer nossos cursos online acesse : https://www.pabloguimaraes-professor.com.br/cursosonline



CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE



9.522 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page