O banco capacitor é um equipamento usado a fim de corrigir o baixo fator de potência de um local. O correto dimensionamento do banco de capacitores, incluindo sua forma de acionamento e potência visa eliminar as decorrentes multas de reativos excedentes que possam ser cobradas nas faturas de energia elétrica.
Bancos de Capacitores são utilizados por concessionárias de energia elétrica, por empresas e industrias que trabalham em média (de 1 a 36.2 kv) e alta tensão (acima de 36.2 kv) em CA – valores de tensão ditados pelas NBR 5410 e NBR 14039 – a fim de manter o Fator de Potência o mais próximo possível da unidade, sendo tolerável até 0.92, conforme determinação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O não cumprimento acarretará em pesadas multas na fatura de energia elétrica.
São 3 os tipos de banco de capacitores que se diferem pela sua forma de acionamento, que são os bancos de capacitores fixo, os programáveis e os automáticos.
Dentre suas aplicabilidades podemos dizer que os bancos de capacitores fixos são utilizados para evitar a geração de baixos fatores de potência e somente podem ser desligados de forma manual.
No caso do banco de capacitores programáveis, o desligamento é programado e acontece no horário capacitivo e no banco de capacitores automáticos, são aqueles que apresentam maior segurança em suas funcionalidades.
É importante lembrar que para cada banco de capacitores existe uma recomendação específica de uso que pode ser determinada apenas por uma empresa técnica.
Fonte: sabereletrica, nfeng
Gostou do assunto? Quer saber mais?
Acesse nosso site no youtube para conferir mais materiais:
Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães
E nos acompanhe nas redes sociais:
INSTAGRAM ENG PABLO GUIMARÃES: https://www.instagram.com/eng.pabloguimaraes/
INSTAGRAM ELÉTRICA ACADEMY: https://www.instagram.com/eletrica.academy/
FACEBOOK PROFESSOR PABLO: https://www.facebook.com/engenheiropabloguimaraes/
Comments