top of page

O que é um banco de capacitor?

O banco capacitor é um equipamento usado a fim de corrigir o baixo fator de potência de um local. O correto dimensionamento do banco de capacitores, incluindo sua forma de acionamento e potência visa eliminar as decorrentes multas de reativos excedentes que possam ser cobradas nas faturas de energia elétrica.


Bancos de Capacitores são utilizados por concessionárias de energia elétrica, por empresas e industrias que trabalham em média (de 1 a 36.2 kv) e alta tensão (acima de 36.2 kv) em CA – valores de tensão ditados pelas NBR 5410 e NBR 14039 – a fim de manter o Fator de Potência o mais próximo possível da unidade, sendo tolerável até 0.92, conforme determinação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O não cumprimento acarretará em pesadas multas na fatura de energia elétrica.

São 3 os tipos de banco de capacitores que se diferem pela sua forma de acionamento, que são os bancos de capacitores fixo, os programáveis e os automáticos.


Dentre suas aplicabilidades podemos dizer que os bancos de capacitores fixos são utilizados para evitar a geração de baixos fatores de potência e somente podem ser desligados de forma manual.


No caso do banco de capacitores programáveis, o desligamento é programado e acontece no horário capacitivo e no banco de capacitores automáticos, são aqueles que apresentam maior segurança em suas funcionalidades.


É importante lembrar que para cada banco de capacitores existe uma recomendação específica de uso que pode ser determinada apenas por uma empresa técnica.


Fonte: sabereletrica, nfeng



Gostou do assunto? Quer saber mais?

Acesse nosso site no youtube para conferir mais materiais:

Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães


E nos acompanhe nas redes sociais: INSTAGRAM ENG PABLO GUIMARÃES: https://www.instagram.com/eng.pabloguimaraes/ INSTAGRAM ELÉTRICA ACADEMY: https://www.instagram.com/eletrica.academy/ FACEBOOK PROFESSOR PABLO: https://www.facebook.com/engenheiropabloguimaraes/

1.136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page