top of page

Passo a passo: Sondagem Geoelétrica do solo (SEV)

Atualizado: 13 de out. de 2021


A norma ABNT NBR 7117/ 2012 – Medição da resistividade e determinação da estratificação do solo foi atualizado em novembro de 2020. A nova norma ABNT NBR 7117-1 de 2020 (Parâmetros do solo para projetos de aterramentos elétricos. Parte

1: Medição da resistividade e modelagem geoelétrica).


Muitos profissionais e empresas realizam serviços de acordo com a norma NBR 7117-2012 e isso está errado, pois deve-se seguir a norma atualizada.


Não usamos mais o termo “Medição de Resistividade do solo”, o termo correto agora é “Sondagem Geoelétrica Vertical ou Sondagem Vertical do solo”, seguindo o padrão novo da NBR 7117-1 de 2020.



Até o momento só temos a parte 1 da norma ABNT NBR 7117-1:2020: Medição da resistividade e modelagem geoelétrica, disponibilizada para o público.


A sondagem geoelétrica é um termo que expressa o conceito de medição da resistividade do solo por meio de métodos geofísicos.




Laudo Sondagem Geoelétrica, conhecida anteriormente como (Resistividade do Solo ou Estratificação do Solo).




Atuamos na realização de Sondagens Geoelétricas Verticais conforme norma NBR 7117-1 (2020) que na versão anterior eram denominadas como medição da resistividade do solo. Após o levantamento dos dados no local elaboramos a modelagem matemática dos valores através de software dedicado e que definirá de maneira segura o perfil geoelétrico do terreno avaliado. Estes resultados são de grande importância para os projetos de SPDA e Aterramento.


Nestes serviços, usamos um terrômetro de 4 hastes onde o método Wenner, segundo a recomendação da norma vai identificar quais são as características de resistividade do solo.






Depois de tratar os dados, vamos usar esses valores de resistividade numa imersão de curva e depois para dimensionar a malha.


















SPDA EXPERIENCE 100% ONLINE E GRATUITO

DE 18 A 22 DE OUTUBRO, INSCREVA-SE PELO LINK ABAIXO:











Fontes:


























1.529 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page