top of page

Principais EPIs para eletricista


O que são EPIs e porque são importantes?


Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para eletricista são equipamentos utilizados para salvaguardar o trabalhador que exerce a sua função em áreas que envolvem eletricidade. Conforme estabelecido na NR 6, os equipamentos são oferecidos aos empregados gratuitamente pelo empregador e são equipamentos obrigatórios, e seu uso pode ser benéfico tanto aos trabalhadores quanto as organizações ao diminuir os riscos de acidentes de trabalho e demais prejuízos ou gastos adicionais para a empresa.


Quais os principais EPIs para eletricista?


Capacete de segurança

Quando o profissional entra em um canteiro de obras ou em cenários de plena atividade, ele corre o risco de receber pancadas e choques na cabeça.

É o capacete que vai protegê-lo de um trauma maior, podendo ser o principal diferencial entre uma sequela simples e algo mais grave no trabalhador.


Óculos de proteção

Os óculos de proteção preservam a visão dos empregados contra queimaduras, faíscas elétricas, poeira, vidro, solda, madeira, produtos químicos ou qualquer outro material que possa causar danos aos olhos.


Protetores auditivos

Também conhecido como protetor auricular, sua função é amenizar os excessos de ruídos gerados pelas máquinas e equipamentos em um canteiro de obra. São projetados para fornecer proteção ao canal auditivo externo. Muitas vezes os problemas trazidos pela falta do uso desse EPI são irreversíveis.


Botinas de segurança

As chamadas botinas de segurança são os calçados que todo trabalhador deve utilizar durante a execução de suas funções. Sendo para o setor elétrico, esses calçados não devem conter nenhum tipo de metal, precisando ser obrigatoriamente desenvolvidos com materiais isolantes.


Luvas de proteção

As luvas de proteção devem seguir o mesmo esquema dos calçados, sendo de borracha ou materiais semelhantes. São as luvas que ajudam o trabalhador a executar suas atividades sem preocupar-se com choques e queimaduras diretamente nas mãos.


Cinto de segurança

Como explicado, é muito comum que os eletricistas trabalhem em grandes alturas fazendo a manutenção de fios etc. Para conseguirem movimentar-se com maior autonomia, eles utilizam o cinto de segurança com trava no local.


Vestimentas especiais para eletricistas

Essas vestimentas são roupas próprias para eletricista. São diferenciadas, pois não apresentam nenhum tipo de material condutor de eletricidade. Entre as peças que compõem as vestimentas especiais, estão: uniformes, camisas e calças.


Fonte: imcresistencias




Quer saber mais? Acesse nosso canal no youtube: Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães

E nos acompanhe nas redes sociais:

INSTAGRAM ENG PABLO GUIMARÃES: https://www.instagram.com/eng.pabloguimaraes/

INSTAGRAM ELÉTRICA ACADEMY: https://www.instagram.com/eletrica.academy/

677 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page