top of page

Quais itens devo entregar no meu projeto de SPDA?

Atualizado: 13 de out. de 2021





Projeto de Proteção contra descargas atmosféricas


A instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas tem duas funções:


Primeira função: neutralizar, pelo poder de atração das pontas, o crescimento do gradiente de potencial elétrico entre os solos e as nuvens, através do permanente escoamento de cargas elétricas do meio ambiente para a terra.


Segunda função: oferecer a descarga elétrica que for cair em suas proximidades um caminho preferencial, reduzindo riscos de sua incidência sobre as estruturas.

A instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas não impede a ocorrência de raios. Nem tão pouco atrai raios. É preferível não ter pàra-raio algum do que ter pàra-raio mal instalado. Um pàra-raio corretamente instalado reduz significativamente os perigos e os riscos de danos, pois captará os raios que iriam cair nas proximidades de sua instalação.



Instruções:


Primeira instrução: Escolher um modelo de SPDA que melhor atenda às necessidades da edificação.



Método Franklin: Este método se baseia no uso de captores pontiagudos colocados em mastros verticais para se aproveitar os efeitos das pontas, (quanto maior a altura maior o volume protegido), volume este que tem a forma de um cone formado pelo triangulo retângulo girado em torno do mastro.












Método Eletrogeométrico (EGM): É considerada a mais completa ferramenta para proteção de estruturas, é baseado em métodos científicos de observação e medição dos parâmetros dos raios e ensaios de laboratórios de alta tensão. No modelo eletrogeométrico considera-se que o líder descendente caminha na direção vertical em direção a terra em degraus dentro de uma esfera cujo raio depende da carga da nuvem ou da corrente do raio e será desviado da trajetória original por algum objeto aterrado.




Método de Faraday: Este método consiste em instalar um sistema de captores formado por condutores horizontais interligados em forma de malha, quanto menor for à distância entre os condutores da malha melhor será a proteção obtida.














Segunda instrução - O projeto deve contemplar os seguintes elementos:


















Desta forma, para que o projeto e a instalação do SPDA saiam do papel, é preciso analisar se tudo foi idealizado dentro dos parâmetros exigidos pela NBR 5419, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).








Fonte:






Gostou do conteúdo? Teremos muito mais no SPDA e Aterramento Experience. Inscreva-se em:





FAÇA PARTE DO CURSO MAIS

COMPLETO DE SPDA DO BRASIL!















763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page