top of page

Quais testes são realizados no transformador?

Os testes em transformadores de força são procedimentos essenciais para assegurar o bom funcionamento do transformador, garantindo que este gere, transmita e distribua energia, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A empresa que realiza os testes em transformadores de força, após conduzi-los, entrega um relatório com laudos completos de ensaio, esquemas elétricos e certificados de garantia, para que os transformadores possam operar com segurança e eficiência.


São vários os tipos de testes em transformadores de força realizados. São analisados: gás dissolvido, valores elétricos como corrente sem carga, enrolamento e resistência de isolamento ou capacitância e valor de fator de potência na frequência de linha. Esses testes em transformadores de força identificam condições ou localizações específicas com falhas, fazendo com que não só os transformadores sejam reparados e estejam prontos para utilização, mas também que a manutenção regular seja mais objetiva e simples.


Como os transformadores são equipamentos complexos, compostos por uma variedade de elementos, existem tipos de testes em transformadores de força específicos para identificar a localização da falha. São feitos testes na resistência elétrica dos enrolamentos, relação de tensões, resistência de isolamento, polaridade, deslocamento angular e sequência de fase, perdas em vazio e corrente de excitação, perdas em carga e impedância de curto circuito, tensão aplicada (na maioria das vezes são testes em transformadores de força usados e reparados), tensão induzida (também aplicados, majoritariamente, em transformadores usados ou reparados) e determinação do fator de potência. Esses testes específicos identificam detalhadamente se existe alguma falha em algum desses componentes, atestando se o produto está pronto para utilização.





Tipos de ensaio de transformadores e suas características


Teste de relação de transformação

Este é um dos principais tipos de ensaios de transformadores, e serve para analisar as bobinas do transformador e identificar a relação entre espiras primárias e secundárias. Desta forma, é possível que seu funcionamento seja avaliado, além de prevenir curtos-circuitos entre estas bobinas.


Ensaio de resistência de isolação

Este ensaio para transformadores consegue diagnosticar possíveis falhas nos materiais isolantes dos equipamentos elétricos. Isto permite que os transformadores não tenham seus componentes isolantes comprometidos.


Ensaio de resistência de contato

Este ensaio elétrico é feito com o objetivo de avaliar a baixa resistência dos contatos de um transformador. Com este ensaio, é possível que sejam identificadas possíveis falhas que podem ocorrer em consequência de mau contato entre disjuntores ou seccionadores.


Ensaio de resistência ôhmica do enrolamento

Este ensaio é bastante importante, uma vez que sua funcionalidade é detectar com precisão curtos-circuitos ou envelhecimentos nas bobinas dos transformadores. Isto evita problemas que podem comprometer o funcionamento do equipamento.


Teste de tensão aplicada

Um dos maiores problemas enfrentados por equipamentos elétricos é a fuga de corrente, que pode acontecer por conta de problemas diversos, tais como o acúmulo de sujeira ou grande absorção de umidade. O teste de tensão aplicada é um ensaio para transformador que tem como objetivo avaliar justamente a fuga de corrente, que deve estar dentro dos padrões considerados normais.


Análise de qualidade de energia

A análise de qualidade de energia é necessária especialmente quando um sistema elétrico não consegue mais cumprir sua finalidade devido à qualidade da energia distribuída por este sistema. Este tipo de ensaio de transformador pode ajudar a identificar o real problema em um equipamento ou sistema elétrico.


Medição de fator de potência de isolação

Um dos tipos de ensaios de transformadores mais completos, a medição de fator de potência de isolação testa todas as propriedades isolantes presentes em um transformador. Este ensaio elétrico garante uma prevenção maior de problemas e um custo muito menor de manutenção para o equipamento.


Fonte: superwatts




Quer saber mais? Acesse nosso material no youtube:

Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães




14.389 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page