Quando utilizar Captação Natural?




Captores Naturais


Os captores naturais são aqueles elementos condutores potencialmente expostos a uma descarga atmosférica. Podem ser tomados como integrante do SPDA e têm como exemplos as estruturas metálicas constituídas por tanques e tubos com espessura mínima da parede de 0,5 mm de aço galvanizado.


Também as coberturas metálicas de galpões industriais são considerados captores naturais.



Condições fundamentais e técnicas para serem avaliadas antes de optar pela utilização das telhas metálicas como captor natural.


De acordo com NBR 5419/2015 Parte 03, página 09, item 5.1.5:



1- Partes fixas e definitivas e partes removíveis e não definitivas de uma construção:


- Partes fixas e definitivas de uma construção


São materiais condutores, que permanecem dentro ou na estrutura definitivamente e não podem ser modificados, por exemplo, armaduras de aço interconectadas estruturando o concreto armado, vigamento metálico da estrutura etc.



- Partes removíveis não definitivas de uma construção


São em geral as telhas metálicas, telhas de fibrocimento, telhas de cerâmica, telhas pré-moldadas etc., que são danificadas por agentes externos como os fenômenos da natureza (vendaval, granizo, chuvas muito pesadas e o próprio homem) ou quando ocorre instalação de equipamentos na cobertura como por exemplo exaustor eólio, antenas para Tx/Rx, placas solares, etc.


















Componentes naturais feitos de materiais condutores, os quais devem permanecer dentro ou na estrutura definitivamente e não podem ser modificados, por exemplo armaduras de aço interconectadas estruturando o concreto armado, vigamento metálico da estrutura etc, podem ser utilizados como componente natural do SPDA, desde que cumpra os requisitos específicos desta norma. Outros componentes metálicos que não forem definitivos a estruturas devem ficar dentro do volume de proteção ou incorporado completamente ao spda ou seja deve ser instalado o sistema de captação.




!!! Estruturas definitivas que não podem ser modificadas:


Trata-se dos baldrames ou sapatas das colunas, cuja as partes metálicas estão imersas no concreto (sapatas / colunas) e os vigamentos metálicos ou estruturas metálicas. Essas partes são fixas definitivamente na construção e só serão removidas quando houver demolição da construção.


Agora as telhas metálicas são consideradas parte móveis e é compreensível pois é comum a ocorrência de substituição parcial ou total de telhados em função de danos, exposição às intempéries da natureza, sol, chuva, umidade etc.





2- Espessura da Telha Metálica


Para a telha metálica poder ser usada sua espessura deve ser acima de 0,5mm. Devem ser medidas com paquímetro digital e aferido pelo inmetro ou órgãos credenciados. Além da espessura deve-se ter o teste e ensaio de continuidade descrito abaixo.





3- Teste e Ensaio de Continuidade


O teste e ensaio de continuidade deve ser realizado com equipamento digital e aferido pelo inmetro ou órgãos credenciados, dentro das exigências da norma vigente, com o devido recolhimento da guia de ART junto ao CREA. O relatório dos ensaios deve ser formatado e dentro do padrão normativo e registrado através de fotos digitais de todos os pontos ensaiados.




Quer saber mais?

Assista um caso de como faço a avaliação:

https://www.youtube.com/watch?v=_QS3AgfODyI




O que fazer além da avaliação visual?


- anotar

- tirar foto


Eu apliquei algo para minha inspeção que também poderá ser utilizada na sua: Criamos um grupo onde toda equipe se faz presente e acompanha o andamento da inspeção, explico por áudio o procedimento que está sendo feito, etc. * para locais que se pode usar celular.


- Pablo Guimarães











⚡SPDA e Aterramento Experience.

Evento 100% online e gratuito. 16, 18 e 20 de Agosto.

Cadastre-se GRATUITAMENTE:

https://engpabloguimaraes.com.br/spdaexperienceagorg

FAÇA PARTE DO CURSO MAIS

COMPLETO DE SPDA DO BRASIL!

https://engpabloguimaraes.com.br/inscricaospdaeaterramento













Fonte:

http://www.gelcam.com.br/artigos/telhas-metalicas-como-captor-natural.pdf

http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM249/Instalacoes%20El%E9tricas%20Industriais-Jo%E3o%20Mamede%20Filho%207%AA%20Edi%E7%E3o/13.protecao%20contra%20descargas.pdf



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo