"Durante o gerenciamento de risco, aplicando na planilha de dimensionamento, acaba-se obtendo um SPDA do Tipo 2, que possui um custo elevado, tem alguma maneira que eu posso fazer para diminuir esses custos?"
Para quem não sabe o que é gerenciamento de risco, é uma avaliação que é feita em uma série de cálculos que a NBR 5419:2015 exige. Ela vai definir fatores e riscos relacionados à todo um panorama e contexto da edificação.
Por exemplo, há uma edificação que possui um fluxo muito grande de pessoas em um ambiente de trabalho. Eu aumento o risco humano, porque quanto maior a quantidade de pessoas, maior os riscos que uma descarga atmosférica pode causar.
Não devemos avaliar somente uma descarga direta mas o que ela pode causar. Vamos supor que estamos dentro de uma edificação e cai um raio em cima de um equipamento que está lá em cima, o raio danificou somente o equipamento mas se inicia um incêndio em decorrência da descarga atmosférica e isso faz com que seja englobado todo um parâmetro durante o gerenciamento de risco, envolvendo as questões de combate à incêndio.
Quais são os sistemas de combate à incêndio que eu tenho que identificar? Quais são os outros fatores que vão analisar a questão de surtos e proteções?
Então, vamos lá!
O SPDA do tipo 2, é o segundo nível de SPDA mais rigoroso, e por ser mais rigoroso, eu diminuo a distância entre as descidas, entre a malha de captação e eu tenho que aumentar ainda mais o meu captor Franklin.
O sistema se torna rigoroso pois caso caia uma descarga atmosférica, pode ocorrer qualquer dano, seja material ou humano. Nesses casos a gente trabalha em proteções que não estão ligados ao SPDA e que, de certa forma, vão minimizar riscos.
Eu posso levar esse SPDA que é tipo 2 para o tipo 3. Mas como?
Esses passos são cruciais para qualquer projetista. Na edificação já existe todo um sistema de combate à incêndio como extintores, sistema de SPK, detecção de fumaça e etc. Ou seja, já possui toda uma estrutura de combate à incêndio. Eu incluo essas informações dentro dos fatores da minha planilha e como eu já há um sistema de proteção contra incêndios, eu vou minimizar o pânico e minimizar os riscos de incêndio.
Como vou diminuir o risco da edificação, eu consigo de alguma forma aumentar o meu nível de SPDA, passando do tipo 2 para o tipo 3.
Outro ponto que faz a diferença é a implicação de medidas de proteção contra surtos que vão do DPS até as blindagens. Vamos falar um pouco do DPS, que são mais comuns e mais viável. Só o fato de instalar o DPS, há a redução de riscos que estarão relacionadas aos danos dos equipamentos .
Leve em consideração os danos indiretos e riscos indiretos, pois assim você diminui o risco total da edificação em algum momento e a opção por redução de custos no SPDA é muito maior.
Quando você começa a adaptar à realidade com outros mecanismos de proteção, o risco total da edificação cai e com isso o SPDA que era do tipo 2, passa a ser do tipo 3 ou até mesmo do tipo 4. Dessa forma você consegue economizar muito no material da sua construção, porque há a redução de custos e muitas vezes a economia pode ser em torno de 20% a 30%. Isso tudo ao realizar uma análise de risco de maneira correta.
Vale ressaltar que o que realmente importa é o que vai ser feito o sistema já existe, não adianta manipular dados só para ter um resultado bom no final, porque assim o risco quem está assumindo é você.
Esse é um macete para o projetista ou para o profissional que irá fazer a instalação. Isso é um grande diferencial! Já pensou você reduzir em até 30% os cursos de uma obra orçada em 600 mil reais? Olha o quando é economizado. O cliente vai se tornar seu melhor amigo, vai confiar no seu trabalho.
Se ainda estiver com dúvidas assista o vídeo abaixo, onde eu explico de forma mais detalhada.
Autor: Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Pablo Guimarães
Siga nosso canal no YouTube:
Estamos nas redes sociais:
👉 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/eng.pablogu...
👉 FACEBOOK: https://www.facebook.com/engenheiropa... .
Para saber mais dicas e conhecer nossos cursos online acesse : https://www.pabloguimaraes-professor.com.br/cursosonline
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE
Comments