top of page

Relé de proteção de Subestação

Os relés de proteção são dispositivos responsáveis pelo gerenciamento e monitoramento das grandezas elétricas em um determinado circuito. Os relés são projetados para sentir perturbações no sistema elétrico e automaticamente executar ações de controle sobre dispositivos de disjunção a fim de proteger pessoas e equipamentos.

O sistema de proteção não é composto apenas pelo relé, mas por um conjunto de subsistemas integrados que interagem entre si com o objetivo de produzir a melhor atuação sobre o sistema, ou seja, isolar a área defeituosa sem que esta comprometa o restante do SEP. Estes subsistemas são formados basicamente por relés, disjuntores, transformadores de instrumentação e pelo sistema de suprimento de energia.


Os relés de proteção atuam a partir da comparação dos dados medidos no sistema elétrico com valores pré-ajustados no próprio relé. Os relés recebem sinais de tensão e/ou sinais de corrente através de transformadores de instrumentos, TP e TC, respectivamente, compara com valores pré-definidos, e caso identifiquem a existência de alguma anormalidade, ou seja, as grandezas medidas pelo relé na zona de proteção sob a sua responsabilidade atingir valores acima ou abaixo dos valores prédefinidos, os relés enviam comandos de abertura (trip) para o(s) disjuntor(es) e este isola a parte do sistema elétrico sob falta, do restante do sistema. FONTE: HELBER PEIXOTO COVRE. Integração de dados dos sistemas de proteção de subestações distribuidoras, (2011).




Na imagem o Engenheiro Pablo Guimarães está fazendo a parametrização de relé dentro de um Subestação. Obs: a Subestação está desenergizada.

A aplicação de relés em uma subestação é dividir o sistema elétrico em zonas separadas, que podem ser protegidas e desconectadas individualmente na ocorrência de uma falta, para permitir ao resto do sistema continuar em serviço se possível. Você conseguiu perceber quanta oportunidade surge para quem

quer trabalhar com Proteção Elétrica de Subestação?

É um mercado que depende da qualificação e conhecimento!

Quer saber mais? Acesse nosso site no youtube

para conferir mais materiais: Elétrica Academy-Eng.Pablo Guimarães

Nesse breve vídeo o Engenheiro Pablo Guimarães ensina procedimentos de um comissionamento do relé SEPAM, muito utilizado em proteção de subestações.


4.493 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page