top of page

Roteamento de linhas segundo a NBR 5419:2018

Atualizado: 13 de out. de 2021





Uma das soluções que podem reduzir os riscos de perdas com surtos elétricos é o roteamento de cabos, ou os caminhos como esses condutores são formados, de forma a eliminar laços perigosos e tornar a edificação mais segura.


Essa solução é esquecida por mais de 95% dos profissionais do setor elétrico, e principalmente por quem faz serviços de SPDA.




Roteamento de linhas


Um roteamento adequado das linhas internas minimiza os laços de indução e reduz a criação de surtos de tensão dentro da estrutura. A área do laço pode ser reduzida por rotear os cabos junto aos componentes naturais da estrutura que foram aterrados e/ou por rotear juntas as linhas elétricas de energia e sinal.


Nota. Pode ainda ser necessário distanciar as linhas de energia e linhas de sinal não blindadas para evitar interferências.


Resumidamente, o roteamento dos condutores é a rota que as infraestruturas possuem dentro da edificação.




1. Infraestruturas criam uma área interna, onde podem surgir laços indutivos durante o surto elétrico.






2. Reduzindo a influência do campo nas linhas por meio da blindagem. Esse uso é comum em cabos de comandos e sinais.






3. Reduzindo a área de laço por indução por um roteamento adequado de linhas. Essa recomendação deve ser utilizada na etapa de projeto de instalações elétricas e de equipotencialização.






Essa análise correta resultará no Gerenciamento de Risco mais preciso, economizando para seu cliente e te diferenciando no mercado.


Consultorias de Gerenciamento de Risco podem ser oferecidas por R$ 1000,00 à R$ 2000,00.










Está gostando do conteúdo? Quer aprender mais sobre SPDA e Aterramento? Evento gratuito nos dias 18, 20 e 22 de outubro que terá conteúdo muito mais aprofundado:






FAÇA PARTE DO CURSO MAIS


COMPLETO DE SPDA DO BRASIL!





















Posts recentes

Ver tudo
bottom of page