Uma das soluções que podem reduzir os riscos de perdas com surtos elétricos é o roteamento de cabos, ou os caminhos como esses condutores são formados, de forma a eliminar laços perigosos e tornar a edificação mais segura.
Essa solução é esquecida por mais de 95% dos profissionais do setor elétrico, e principalmente por quem faz serviços de SPDA.
Roteamento de linhas
Um roteamento adequado das linhas internas minimiza os laços de indução e reduz a criação de surtos de tensão dentro da estrutura. A área do laço pode ser reduzida por rotear os cabos junto aos componentes naturais da estrutura que foram aterrados e/ou por rotear juntas as linhas elétricas de energia e sinal.
Nota. Pode ainda ser necessário distanciar as linhas de energia e linhas de sinal não blindadas para evitar interferências.
Resumidamente, o roteamento dos condutores é a rota que as infraestruturas possuem dentro da edificação.
1. Infraestruturas criam uma área interna, onde podem surgir laços indutivos durante o surto elétrico.
2. Reduzindo a influência do campo nas linhas por meio da blindagem. Esse uso é comum em cabos de comandos e sinais.
3. Reduzindo a área de laço por indução por um roteamento adequado de linhas. Essa recomendação deve ser utilizada na etapa de projeto de instalações elétricas e de equipotencialização.
Essa análise correta resultará no Gerenciamento de Risco mais preciso, economizando para seu cliente e te diferenciando no mercado.
Consultorias de Gerenciamento de Risco podem ser oferecidas por R$ 1000,00 à R$ 2000,00.
Está gostando do conteúdo? Quer aprender mais sobre SPDA e Aterramento? Evento gratuito nos dias 18, 20 e 22 de outubro que terá conteúdo muito mais aprofundado:
Comments