Você Sabe Como funciona o chaveamento do Gerador de Emergência?

Atualizado: 31 de Dez de 2019

Como Funciona um Gerador de Energia?

- Os grupos geradores de energia são equipamentos de médio e grande porte que fornecem energia elétrica sempre que ocorrem oscilações no abastecimento da rede elétrica ou apagões, garantindo maior segurança e comodidade para moradores, clientes e funcionários de diferentes setores e ambientes.

O que você entende por Proteção técnicas em Grupo Moto Gerador ?

Entenda neste vídeo as proteções ANSI 27 ANSI 50 e 51N;

Função de subtensão – ANSI 27:

Proteção tanto da rede, quanto da planta do Acessante contra quedas de tensão prejudiciais aos equipamentos. O uso desta proteção se justifica principalmente pelo efeito de queda de tensão causado pela partida de máquinas. Durante a partida, as máquinas demandam muita corrente e acabam provocando uma queda de tensão, o que pode ser prejudicial para toda a instalação caso esta condição permaneça por muito tempo.

Função de sobrecorrente de fase – ANSI 50/51:

A função 50/51 procura identificar situações de sobrecorrente causadas por falta fase-terra, fase-fase, fase-fase-terra ou trifásicas, de modo a eliminar o perímetro faltoso sem que a elevada corrente cause danos aos equipamentos das instalações.

Ajusta-se a proteção contra sobrecorrente de fase com base em curvas de tempo inverso e curvas de tempo definido, deste modo a partir de um estudo de curto-circuito para definição dos níveis de sobrecorrente esperados mediante faltas, deve-se parametrizar da melhor forma possível o relé de sobrecorrente.

Função de sobrecorrente de neutro – ANSI 50N/51N:

A proteção contra sobrecorrente de neutro tem como objetivo identificar com facilidade as faltas a terra, ou seja, fase-terra ou fase-fase-terra. A partir da leitura, ou cálculo, da componente zero presente no neutro de um circuito, é possível estabelecer se de fato há uma falta no sistema. Identificada uma situação faltosa, o equipamento demanda a abertura do disjuntor para eliminação da condição. Para melhor entendimento, assista esse vídeo, onde eu explico a respeito de cada proteção citada acima.

*Pablo Guimarães é engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho, diretor de projetos da Automus Engenharia , e professor universitário da UFAM, ULBRA – Manaus e IFAM. Diretor presidente da ABRACOPEL -AM (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - Regional Amazonas). Diretor tesoureiro da ABEE- AM ( Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas - Regional Amazonas). Senior Member IEEE e mentor de alunos em todo Brasil.

Gostou do nosso conteúdo? Então curta e compartilhe com seus amigos para não ficar de fora das nossas dicas.

Para mais vídeos, inscreva-se no nosso canal no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCmYTP_Ps95CQ9wR9Tada6Jw/playlists?view_as=subscriber

Para saber mais dicas e conhecer nossos cursos online acesse :

https://www.pabloguimaraes-professor.com.br/cursosonline

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

  • Facebook - Círculo Branco
  • Google+ - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

CONTATO

(92) 9 8143-0084 (WhatsApp)

(92) 3016-7001

E-MAIL

SOMOS ASSOCIADOS

Engenheiro Pablo Guimarães - © 2020 - Todos os direitos reservados