top of page

SPDA: Quais materiais a norma permite?


De acordo com a norma ABNT NBR5419/2015 na tabela 5 - Materiais para SPDA e condições de utilização, informa quais os materiais que a norma permite a utilização no SPDA. Segue abaixo a tabela 5.





Materiais:


1. Cobre

O primeiro material é o cobre, ele é o material mais comum em instalação de SPDA, podendo ser utilizado em todos os subsistemas, desde que não seja aplicado dentro do concreto armado. É utilizado em quase todos os locais, por exemplo: Ele poder ser utilizado no ar livre, na terra, no concreto ou no reboco.


Problemáticas: Umas das problemáticas na instalação do cobre depois da instalação, são as ocorrências de furtos desse material.


Os locais onde o cobre não pode ser instalado é no concreto armado, pela norma esse procedimento não é aceito, pois no concreto está as ferragens e caso o cobre encoste nas ferragens do concreto resultará na pilha galvânica, que resultará em perdas relacionadas a elétrons, temos perdas tanto no ferro quanto no cobre, que acaba empobrecendo tanto o aterramento, quanto a estrutura do concreto armado. Essa é a única restrição que a norma 5419 da tabela 5 traz para esta situação.


O cobre tem uma boa resistência em muitos ambientes. A corrosão é aumentado por: compostos sulfurados, em matérias orgânicos, em altos conteúdos de cloretos.




2. Aço galvanizado a quente

O aço galvanizado a quente pode ser utilizado dentro da estrutura de SPDA, seja na captação, na descida ou pode ser utilizado também no aterramento. Vamos poder utilizar no ar livre, na terra, no concreto ou reboco, e também no concreto armado.


Os tipos do aço galvanizado no ar livre são: maciço ou encordoado.


O encordoado são os cabos de aço, o maciço pode ser a barra ou o vergalhão de aço. Com relação a corrosão ele é sensível: aos conteúdos de cloreto, e o cobre.

Não se pode juntar o cobre com o aço galvanizado, pois vai ter perdas principalmente no aço galvanizado, pois vai criar uma pilha galvânica e vai aumentar a resistência de contato e isso vai prejudicar o teste de continuidade.




3. Aço Inoxidável


Já o aço inoxidável, do ponto de vista da proteção contra corrosão, é o melhor material que podemos utilizar no SPDA. Assim como o aço galvanizado a fogo, ele não possui nenhuma restrição quanto ao seu uso. Porém, além do seu peso e baixa maleabilidade, é um material muito caro. Normalmente, ele é indicado em situações de corrosão extrema, como regiões litorâneas, indústrias químicas e etc, nesses locais, os materiais comuns precisam ser substituídos com alta frequência, o que viabiliza o investimento em materiais mais resistentes.




4. Aço Revestido por Cobre

Os condutores de aço revestido de cobre são fabricados através de um processo de caldeamento contínuo. Nele, os metais são unidos sob pressão e temperatura elevadas, em atmosfera inerte, resultando em uma união em escala atômica.


A ideia do aço revestido por cobre era para ser uma alternativa barata e reduzir o gasto, mas não é qualquer tipo material de aço revestido por cobre que pode ser instalado no SPDA, o aço apropriado tem que ter a condutividade mínima de 30% IACS para a camada de cobre.


Ele pode ser utilizado ao ar livre, na terra, no concreto ou reboco. Ele não pode ser utilizado em concreto armado, pois se o cobre entrar em contato com o aço da estrutura do concreto armado vai causar perdas na estrutura.




5. Alumínio

Ele pode ser cabo de alumínio ou barra chata, o alumínio pode ser utilizado no ar livre, ele não pode ser utilizado na terra, no concreto ou reboco, e nem no concreto armado. O alumínio dentro do reboco ou dentro do concreto armado ou em contato com as ferragens, terá problemas de corrosão.

Por ele ser um material barato e fácil de manuseio ele é muito usado em SPDA externo.









SPDA EXPERIENCE 100% ONLINE E GRATUITO

DE 18 A 22 DE OUTUBRO, INSCREVA-SE PELO LINK ABAIXO:









Fonte:

4.064 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page