top of page

SPDA: Captor Natural



Captação de Descargas Atmosféricas


A probabilidade de penetração de uma descarga atmosférica em uma edificação é bastante reduzida pela presença de captores, que podem ser constituídos por uma combinação dos seguintes elementos:


• hastes;

• cabos esticados;

• condutores em malha ou gaiola.



Captor Natural


As seguintes partes da estrutura podem ser considerados como captores naturais (dispensam outros captores, porém precisam dos demais itens do SPDA):


- Chapas metálicas cobrindo a estrutura a ser protegida, desde que: 

  • Tenha continuidade elétrica entre as partes de forma duradoura (solda, caldeamento, frisamento, costurado, aparafusado ou conectado com parafuso e porca); 

  • A espessura da chapa tenha espessura mínima segundo a tabela abaixo:


- Componentes metálicos da cobertura (treliças, ganchos de ancoragem, armadura de aço da estrutura, dentre outras, posicionadas abaixo de cobertura não metálica, desde que esta possa ser excluída do volume de proteção; 


- Partes metálicas como grades, tubulações cobertura de parapeitos, dentre outras, que estejam instaladas de forma permanente (retirada desconfigura a estrutura) e que tenha a seção transversal mínima exigida pela norma para componentes captores; 


- Tubulações metálicas e tanques na cobertura, desde que atendam as especificações de espessura e seção transversal exigidas pela norma; 


- Tubulações metálicas e tanques contendo material explosivo ou prontamente combustível, desde que atendam à espessura mínima exigida pela norma (tabela anterior) e que a elevação de temperatura da superfície interna no ponto de impacto não constitua alto grau de risco. Se as condições não forem atendidas, as tubulações e tanques devem ficar dentro do volume de proteção.


OBS.: tubulações contendo mistura explosiva ou prontamente combustível não podem ser considerados um componente captor se a gaxeta do acoplamento dos flanges não forem metálicos ou se os lados dos flanges não forem apropriadamente equipotencializados. SUBSISTEMA DESCIDA.



A possibilidade de utilizar captores naturais favorece a redução de custos, pois elimina a necessidade de uso de hastes ou malhas de condutores em determinados pontos da edificação.




Além da Captação Natural, estes elementos compõe o sistema:


Descidas

Os condutores de descida devem ser dispostos de modo que:


• a corrente percorra diversos trajetos paralelos;

• o comprimento desses trajetos seja o menor possível.




  • Utilização de elementos naturais como descida:

As seguintes partes da estrutura podem ser utilizadas como descidas naturais: 


- Instalações metálicas, desde que a continuidade elétrica seja garantida entre as partes (vide item 5.5.2, da norma) e, que as dimensões sejam, no mínimo. Observando que tubulações contendo misturas inflamáveis/explosivas, somente poderão ser utilizadas se as gaxetas nos acoplamentos dos flanges forem metálico, e adequadamente conectados; 


- Armaduras das estruturas de concreto armado eletricamente contínuas, sendo que para as estruturas pré-fabricadas, deve haver pontos de interconexão, para a ligação, no campo (obra), entre as partes individuais; já para concreto protendido, estudos sobre o risco de danos mecânicos e corrosão, além de consulta ao fabricante, são indispensáveis para validar a utilização; Neste caso, anéis intermediários de equipotencialização não são necessários.


- Vigamento de aço interconectado da estrutura. 


- Para armaduras e vigamentos, anéis intermediários de equipotencialização não são necessários; 


- Elementos de fachada, perfis e subconstruções metálicas das fachadas, desde que atendam as dimensões mínima para condutores de descidas, sendo que para folhas e/ou tubulações metálicas as espessuras não sejam inferiores àquelas indicadas quando não há preocupação com perfuração, pontos quentes e ignição.




Aterramento


O aterramento tem por finalidade dispersar a corrente da descarga atmosférica na terra, sem causar sobretensões perigosas, sendo seu arranjo e dimensões fundamentais para atingir tal objetivo. As principais características de um sistema de aterramento eficientes, são:


• baixa resistência;

• alta capacidade de condução de corrente;

• resistência variando pouco com as estações do ano;

• proporcionar segurança pessoal, evitando potenciais de toque, passo e transferência perigosos.




Pensou em Captação Natural, pensou em Telhas Metálicas


A norma NBR5419/2015 permite que em determinadas condições as telhas metálicas possam ser usadas como captores naturais, porém é necessário que alguns critérios sejam atendidos.

A ABNT NBR 5419:2015 mais que permite a utilização de estruturas metálicas existentes como parte integrante do SPDA. Ela sugere que seja dada preferência por tal solução. Além disso, atribui um valor de maior desempenho quando se necessita reduzir os riscos de perdas causadas pelas descargas atmosféricas.




Confira a Norma!!!





Quando utilizar captação natural?


Nos acompanhe no YouTube, dicas exclusivas:








Fonte:





























2.768 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page